Carregando... Aguarde...

Busca avançada | Tipos de busca


Olá visitante, faça seu login. Não tem conta? Cadastre-se

Marcas Especiais

Newsletter


Diamantes

A história dos diamantes é antiga, nos últimos 2.500 anos eles vêm sendo utilizados em joias e adereços.

A natureza comprova o quanto essas gemas são especiais… O diamante é a única pedra preciosa composta apenas de um elemento, o carbono. O Interessante é o fato de ser exatamente a mesma composição do grafite, que parece seu antônimo: sem brilho, cinzento e quebradiço.

O diamante é o elemento mais resistente da natureza, apenas um diamante pode cortar ou desgastar outro, a lapidação é feita com o próprio pó do diamante, mas se engana quem acha que o diamante não quebra, uma pedra pode trincar ou lascar, ela jamais se desgasta a não ser em contato com outro diamante.

Os Diamantes tem diversos tipos de lapidação, podem ser Quadradas (princess ou carre), Navete (marquise), Gota (pear), Oval, Baguete, Coração, Trapézio... Os mais conhecidos são os redondos (round), ou lapidação brilhante. Muitas pessoas confundem diamantes e brilhantes. Um brilhante é simplesmente um diamante na lapidação Round (round brilliant cut).

diamantes-formas-st.jpg


A lapidação brilhante é considerada como a que melhor realça o brilho desta gema, pois usa certas proporções que otimizam a reflexão interna da luz e sua posterior saída pela mesa, que é face plana superior 

Com as proporções fixas na lapidação brilhante é possível, a partir de certas medidas, conhecer o peso da pedra através do diâmetro e da altura. Por Exemplo, uma pedra perfeitamente lapidada de 1,0 Quilate terá 6,5 milímetros de Diâmetro, isso é possível saber pois os diamantes com lapidação perfeita tem um padrão de altura, diâmetro e ângulos entre a mesa, coroa, rondiz, pavilhão e culaça. 

A medida de peso nos diamantes é o Quilate (carats). Cada quilate equivale a 0,2 gramas (5 quilates = 1,0 grama). Os pontos são a fração de quilates, ou seja, uma pedra de 0,25 cts tem 25 pontos.

Na classificação dos diamantes são avaliadas as características que formam o 4C: Pureza (clarity), Cor (color), Peso em quilates (carat weight), lapidação (cut).